Tecnologia do Blogger.

domingo, 10 de maio de 2015

RESENHA - O Júri




O Júri narra a história do julgamento do caso de uma viúva cujo marido morreu de câncer de pulmão causado pelo consumo de cigarro. O que era para ser mais um julgamento no estado do Mississipi-EUA, tornou-se um desafio impensado para o juiz da causa, principalmente porque Nicholas Easter, o protagonista da história, está infiltrado no corpo de jurados com o fito de moldar aquele júri conforme seus interesses.
O tema é interessantíssimo, pois traz à baila os malefícios causados pela nicotina, as investidas da indústria tabagista para manter-se a todo custo no mercado e a corrupção de um júri que pode pender tanto para o lado da autoria quanto para o da defesa.
O Júri é ação do início ao fim, recheado de perseguições, sujeiras e chantagens, o que mantém o leitor cativo da primeira a última página.
Este livro, além de entretenimento, oferece também um pouco de informação quanto ao sistema jurídico norte-americano, que sem dúvida é completamente diferente do brasileiro, sobretudo quanto à temática abordada por Grisham, onde um julgamento gira em torno do cabimento ou não de indenização para uma viúva, ou seja, uma ação judicial de cunho meramente cível, coisa que no Brasil não seria possível através do tribunal do júri, já que aqui é previsto apenas para decidir casos de crimes contra a vida, em outras palavras, é somente aplicável na seara criminal.
De autoria do John Grisham, um dos autores mais fantásticos que já li, com extrema habilidade em mesclar suas tramas com uma boa dose de fatos jurídicos, O Júri é um Best Seller, tendo sido inclusive adaptado para os cinemas, assim como outros livros deste incrível autor, como A Firma, Tempo de Matar e o Dossiê Pelicano.

0 comentários:

Postar um comentário